Aprenda como cuidar do computador e notebook

Comprar um computador novo não é uma decisão pequena, muitas experiências de pessoas que foram até a loja comprar um novo e se decepcionam

Como cuidar a vida do Computador é uma pergunta que sempre aqui em nossa agência, pois Comprar um computador novo não é uma decisão pequena, muitas experiências de pessoas que foram até a loja comprar um novo notebook ou computador desktop, e não conseguiram por muitas razões, as principais se resume a falta de conhecimento técnico tanto da parte do comprador(um enorme erro em plena era digital), e simplesmente por que pode custar centenas ou milhares de Reais e ou dólares, com tudo, você deseja manter o seu notebook antigo ou desktop funcionando sem problemas e silenciosamente por anos. E se ocorrer algum problema, recuperar seus programas e arquivos pode ser um verdadeiro aborrecimento (é por isso que sempre recomendamos que você faça backup dos arquivos importantes antes de qualquer procedimento ).

Temos algumas dicas bem interessantes sobre como prolongar a vida do seu computador – faz 15 anos e conta para o seu PC. Algumas dessas técnicas costuma funcionar muito bem com celulares tablets e ipads. Por tanto Leia com atençao e siga se possivel todas as dicas, e garanto que você não ira precisar trocar de computar ou notebook tão cedo

1. Escolha o computador certo

Seja para um computador desktop notebook, a escolha da combinação certa de peças em sua nova máquina ajudará a chegar à meia-idade. Tanto Macs quanto PCs podem ser personalizados antes da compra, embora os computadores desktops – e até certo ponto, os notebooks – possuam componentes mais atualizáveis, outro fator que pode prolongar a vida útil digital.

Escolha o modelo com o melhor processador possível

O processador, ou CPU, é responsável pela execução dos programas de um computador e não pode ser atualizado posteriormente, pelo menos por qualquer aumento considerável da velocidade. O modelo do processador está vinculado a uma placa-mãe (com todos os componentes de um computador) que dificilmente será compatível com processadores mais rápidos no futuro.

Mesmo se você não for um usuário chamado intensivo – um jogador, editor de vídeo, produtor musical, por exemplo – a pessoa comum coloca algumas demandas pesadas em seu computador. Com streaming, conectividade on-line constante, vídeo HD e programas multitarefas, a Gbyteinfo Informação e Tecnologia em Hortolândia recomenda que o chip Intel i7 de quatro núcleos, ou equivalente, funcione sem problemas agora e no futuro próximo. 

Escolha o maior disco rígido possível

Os discos rígidos completos desaceleram os computadores e, com fotos de smartphones com pelo menos 3 MB, programas cada vez mais sofisticados e uma mudança em direção a tudo HD, você deve garantir que você tenha armazenamento suficiente para os arquivos gigantescos do futuro.

Recomendamos ir tão grande quanto você puder pagar no começo. Atualizar um disco rígido é uma dor de cabeça para o usuário médio. Uma boa aposta é um disco rígido de 1 TB ou mais com uma velocidade de 7200 rpm (a velocidade afeta o tempo de inicialização e o tempo de carregamento do programa).

Tornar-se grande é especialmente importante se você estiver comprando um notebook. A atualização do disco rígido pode afetar a sua garantia se as instruções para isso não forem indicadas no manual, embora o envio de Notebooks e Mac para centros de reparo autorizados seja uma maneira de garantir a execução.

Lembre-se de que você não desejará fazer atualizações de bricolage até que o período de garantia termine – especialmente para Macs – e que as atualizações autorizadas terão um custo e inconveniência que você poderá compensar desde o início.

Escolha unidades de estado sólido mais tarde 

As unidades de estado sólido são muito mais rápidas e menos propensas a quebrar porque não possuem peças mecânicas. Mas começar com um disco rígido comum pode ser uma aposta melhor, porque eles têm maiores capacidades de armazenamento – os discos rígidos internos para notebooks aumentam para 2 TB e os discos rígidos para computador desktop para 6 TB, enquanto você encontrará SSDs internos com 500 GB ou menos.

Os SSDs também aumentam significativamente o preço, portanto, se você não tem orçamento e não precisa de tempos de inicialização e carregamento de programas super rápidos, um disco rígido com bastante espaço é igualmente eficaz para manter o computador funcionando com velocidade.

(A exceção são alguns notebooks e todos os MacBooks, que vêm com SSDs fundidos, negando a chance de uma atualização que prolonga a vida mais tarde. Veja a dica acima.)

Não use o máximo de RAM

Com todo o streaming, navegação na Web e vários programas abertos em um dia médio de computação, a Gbyteinfo Informação e Tecnologia recomenda um mínimo de 8 GB de RAM para facilitar o processamento geral de tarefas e tarefas em geral.

Mas não é necessário ir mais alto, a menos que você trabalhe com arquivos enormes, como imagens RAW ou vídeo em HD, queira jogar jogos de última geração ou normalmente tenha dezenas de guias do navegador abertas. Nesse caso, 16 GB poderia ser um melhor ponto de partida.

Dito isto, a RAM é relativamente barata e fácil de atualizar – mesmo para a maioria dos Macs – e é mais econômico usar uma quantidade modesta de RAM que atenda às suas necessidades agora e encaixar um cartão RAM extra, se e quando o computador começa a ficar lento.

Os computadores desktops podem durar mais que os notebooks

Como os computadores desktops são modulares, a maioria dos componentes pode ser atualizada quando desgastada, dando nova vida a animais antigos. Se você optar por um computadores desktop e desejar que ele dure o máximo possível, evite os computadores all-in-one (que geralmente não podem ser atualizados) e escolha uma torre de computadores desktop com espaço para adicionar discos rígidos e cartões de memória RAM extras, ambos dos quais podem ajudar os computadores a funcionarem sem problemas por mais tempo.

Os computadores desktops Mac podem ter seu disco rígido e as placas de RAM atualizados, embora se você é um jogador que deseja acompanhar jogos mais exigentes, os computadores desktops são uma aposta melhor para a longevidade, pois as placas gráficas também podem ser atualizadas, enquanto os Macs ( exceto para Mac Pros mais antigos) possuem placas gráficas fundidas na placa-mãe ou integradas ao processador.

2. Manutenção adequada do seu computador

Os computadores começam a desacelerar, basicamente, porque os usamos – os arquivos são criados, os fragmentos se acumulam, o malware é contratado e os discos rígidos são preenchidos. Uma pequena manutenção pode ajudar seu computador a funcionar como (quase) novo, mesmo quando se aproxima do grande 1-0.

Mantenha seu computador limpo (e, portanto, fresco)

Isso pode comprometer os vários componentes, superaquecendo o sistema e queimando as peças. Limpe seus detritos colocando uma lata de ar comprimido dentro das aberturas de ventilação de um notebook (certifique-se de soprar o ar para fora, para não empurrar mais a poeira), ou desaparafuse e abra uma torre de mesa para fazer o mesmo.

Para notebook: cuide da bateria

A cada poucos meses, deixe a bateria cair para 0% e depois recarregue-a para 100%. Tente não deixá-lo sempre conectado ao carregador. Quando você recarrega a bateria dessa maneira, ela se esgota ao longo do tempo, porem fique tranquilo ou tranquila por que a bateria do seu apoarelho vai acabar um dia, pois ela não é infinita, mas você deve cuidar para nao acabar logo

Cuidado com as atualizações do SO

Nem toda atualização do sistema operacional é uma boa idéia, diz Gbyteinfo Informação e Tecnologia. Ele chama o Mac OS X Yosemite e o Windows 10 como sistemas famintos por recursos que podem atrasar a parada de computadores mais antigos, mesmo que eles tecnicamente tenham os requisitos mínimos de sistema. O que pode acontecer ao atualizar para os porcos do processador [como esses sistemas operacionais], é que a compatibilidade de dispositivos periféricos, como impressoras, pode parar de funcionar Corrigimos esses problemas revertendo para o sistema operacional anterior, mas o cliente médio pode não saber e achar que precisa de um novo computado.

Download de atualizações de programa e hardware

Por outro lado, a instalação de atualizações de programas e drivers do seu hardware, incluindo componentes internos e acessórios periféricos, como impressoras, ajuda a manter tudo funcionando normalmente.

Limpe o computador com mola 

Para ajudar seu computador a funcionar de maneira confiável, organize-o com o objetivo de ter pelo menos 20% da capacidade restante no disco rígido; quando estiver 90% cheio, você se familiarizará com a roda da morte ou com a ampulheta em constante rotação, já que o seu Mac ou PC inicia a dolorosa descida à velocidade do melaço.   

Comece esvaziando o lixo e excluindo os programas que você não usa mais. Para mais dicas, consulte o nosso guia para limpar seu computador .

Faça uma verificação de disco 

Os discos rígidos começam a falhar após cerca de três anos. Você pode verificar se há erros no Apple Hardware Test (Mac), que testará todos os componentes internos, ou no Windows com Computador> Propriedades> Ferramentas> Verificar agora. Se for a unidade principal (onde o Windows está instalado), você precisará agendar uma verificação de disco para a próxima vez que reiniciar.

Faça uma instalação limpa do Windows ou MacOS

A opção nuclear de manutenção do computador, envolve o backup de tudo, a limpeza do disco rígido e a reinstalação do sistema operacional (Mac ou PC), livre de arquivos ou programas criados por você. É algo a considerar depois de alguns anos, se o seu sistema desacelerou significativamente, e se você seguiu o caminho da limpeza de primavera sem sucesso.

3. Atualizando seu computador

Quando chega o dia em que, apesar dos seus melhores esforços, você percebe que seu computador ainda está congelando quando você tenta alternar de uma janela do Firefox de 15 guias para o Spotify, existem algumas etapas que você pode seguir para prolongar seu tempo com você.

Atualize a RAM

Supondo que você descartou os motivos corrigíveis de que seu computador está lento, incluindo um vírus (consulte nossa recomendação para o melhor software antivírus ), disco rígido com defeito e qualquer outra deficiência de programa, você pode atualizar a RAM, o que melhorará a capacidade do seu computador para funcionar sem problemas. Se você comprou um computador desktop ou notebook, regozije-se – a maioria possui vários slots de RAM, para que você possa duplicar, triplicar ou quadruplicar sua RAM.  

Alguns computadores desktops e Macbooks Mac podem ter sua RAM atualizada pelos usuários sem anular a garantia; outras precisam ser enviadas para uma oficina autorizada, enquanto o iMac de 21,5 polegadas, no final de 2015, não pode ser atualizado.

Para verificar as atualizações de RAM disponíveis para o seu computador, tente a ferramenta de opções de memória da Kingston ou acesse Crucial.com para obter opções de unidades de memória e armazenamento compatíveis.

Atualize para uma unidade de estado sólido

Uma atualização interna da unidade de estado sólido oferece um grande aumento no desempenho para Macs e PCs. Quando você instala toda a RAM que seu computador pode suportar e o computador ainda está congelando, uma atualização de SSD é o melhor avivamento. 

Sua área de trabalho deve ter espaço para mais de uma unidade. Abra a caixa e insira o novo SSD próximo ao seu disco rígido antigo (que você deve usar para armazenamento de dados, pois os SSDs têm menos capacidade), faça backup do disco rígido e reinstale o Windows ou OS X nessa unidade (um processo que limpará todo o conteúdo da unidade original, por isso é essencial fazer backup antes de começar). O resultado? Um sistema leve e com pés de frota que tem metade da idade.